segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conferência Nacional da AEP

Parte do Contingente da Região Sul
membros dos Grupos: 6 de Olhão, 166 do Montenegro, 234 de Beja,
238 de Lagoa e da Chefia Regional


Mesa da Chefia Nacional da AEP

Mesa da Conferência e Intervenção da FAEP

Representantes do 238 de Lagoa



Associação dos Escoteiros de Portugal
realiza
XLVIII Conferência Nacional

Nos dias 15 e 16 de Maio, Carcavelos foi a capital do Escotismo, tendo recebido os Grupos de Norte a Sul do país. No fim-de-semana de 15 e 16 de Maio, realizou-se a XLVIII Conferência Nacional 2010, da Associação dos Escoteiros de Portugal. Sob o lema: “Uma Nova Estratégia para o Futuro”, os Grupos de Escoteiros de Norte a Sul, incluindo as Ilhas, não faltaram à chamada e fizeram-se representar em Carcavelos.
Há a destacar a presença do Grupo 238 de Lagoa, que se fez representar pelo Escoteiro Chefe de Grupo (Miguel Boto) e pelos Escoteiros Chefes das Divisões (Sónia Figueiredo, Nuno Ferro, Joana Rosa e Nuno Pascoal), que participaram activamente em todas as actividades. A boa disposição e espírito Escotista, invadiram o recinto do Colégio Marista de Carcavelos, no qual se desenvolveram todos os trabalhos e refeições. O dia 15 de Maio, foi dedicado à apresentação do Relatório de Actividades e Contas de 2009, e à apresentação e respectiva votação do Plano de Actividades 2010, tendo sido todos os documentos aprovados por unanimidade. Ao final da noite, o Grupo 16 de Carcavelos em parceria com a Junta de Freguesia, ofereceram a todos os Escoteiros, um excelente momento de animação. A praça de Carcavelos, foi invadida por todos os Escoteiros participantes na Conferência Nacional, que assistiram entusiasticamente ao espectáculo da Banda “Ténis Bar”. No Domingo, os trabalhos foram retomados bem cedo. O Plano Estratégico 2011 – 2016, foi a prioridade do segundo dia da Conferência.

O documento apresenta uma grande visão de futuro para a AEP, assentando em grandes áreas, das quais se destacam: o efectivo e implantação territorial, Recursos de Adultos, Programa Educativo, Qualidade do Escotismo, Estrutura Associativa, Infra-estruturas e Equipamentos, Informação, Comunicação e Imagem, Impacto e Posicionamento Social da AEP e do Escotismo, Evolução Demográfica, Estrutura e Hábitos Sociais, Desenvolvimento e Economia, Ensino e Emprego, Enquadramento e Disposições Legais e Organizações Alternativas. Após o almoço, o ACNAC (Acampamento Nacional) foi o mote para os grupos de trabalho, nos quais foram lançadas ideias para a fase preliminar de planeamento da actividade que acontecerá em 2011. O encerramento da Conferência ficará para a história. Após um longo processo e árduo trabalho por parte da Chefia Nacional, o Escoteiro Chefe Nacional (Nelson Raimundo), apresentou o "Escotismo para Rapazes" da AEP, segundo uma tradução directa da obra do Fundador "Scouting for Boys".
Nuno Ricardo Ferro

Sem comentários:

Enviar um comentário