domingo, 7 de novembro de 2010

Instrumento da Semana - Pratos





Fanfarra S. Jorge não pára

Os Escoteiros do Grupo 238 de Lagoa, ensaiam afincadamente todas as semanas, as apresentações públicas da Fanfarra.

S. Jorge, imortalizado no conto em que mata o dragão, é o Santo Padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e cidade de Moscovo, além de ser padroeiro dos Escoteiros e da Cavalaria, daí o facto de ter sido dado o seu nome à Fanfarra do Grupo 238 de Lagoa (Associação dos Escoteiros de Portugal).

Na Fanfarra, a Exploradora Catarina Rosa, toca os Pratos, que é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais de percussão, construídos a partir de uma liga de metal, geralmente, à base de bronze, cobre e/ou prata.

Podem ser percutidos com um par de bastões chamados de baquetas, ou golpeando-se cada um dos pratos contra o outro, deixando-os depois vibrar livremente, ou ainda abafando a vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado.

Instrumento da semana: Pratos
Executante: Exploradora Catarina Rosa
O que significa para ti a Fanfarra S. Jorge?
A Fanfarra S. Jorge é um dos vários projectos que existem no nosso Grupo, onde aprendo e me divirto bué.
Como são os ensaios?
Os ensaios são uma adrenalina e servem para nos aperfeiçoarmos semanalmente, para que as actuações sejam sempre melhores e para que quem assiste goste.
Como foi a escolha do teu instrumento musical?
Eu já tinha participado noutro projecto semelhante, e na altura fui convidada para tocar Pratos. No Grupo 238, quando surgiu a Fanfarra, a escolha do instrumento nem se colocou, foram-me logo atribuídos os Pratos, e eu fiquei muito contente.
Quais são as principais apresentações públicas que a Fanfarra realiza?
Realizamos principalmente Arruadas, Desfiles, Hastear de Bandeiras, Cerimónias, Inaugurações de monumentos, ruas, entre outros.
Qual é o tipo de apresentação pública em que mais gostas de actuar?
Gosto principalmente dos Hastear de Bandeiras, porque à medida que as bandeiras sobem, a Fanfarra acompanha com o rufar, e no final os Pratos e o Bombo marcam a cerimónia com um toque especial.
Como poderá ser contactada a Fanfarra, para actuações?
A Fanfarra poderá ser contactada através do Escoteiro Chefe de Grupo (Miguel Boto) que é o Coordenador projecto, através dos seguintes contactos: grupo238@escoteiros.pt ou http://grupo238lagoa.blogspot.com/

Repórter 238

Sem comentários:

Enviar um comentário