Os Escoteiros do Grupo 238 de Lagoa, ensaiam afincadamente todas as semanas, as apresentações públicas da Fanfarra.
S. Jorge, imortalizado no conto em que mata o dragão, é o Santo Padroeiro em diversas partes do mundo: Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e cidade de Moscovo, além de ser padroeiro dos Escoteiros e da Cavalaria, daí o facto de ter sido dado o seu nome à Fanfarra do Grupo 238 de Lagoa (Associação dos Escoteiros de Portugal).
Na Fanfarra, a Exploradora Catarina Rosa, toca os Pratos, que é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais de percussão, construídos a partir de uma liga de metal, geralmente, à base de bronze, cobre e/ou prata.
Podem ser percutidos com um par de bastões chamados de baquetas, ou golpeando-se cada um dos pratos contra o outro, deixando-os depois vibrar livremente, ou ainda abafando a vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado.
Instrumento da semana: Pratos
Executante: Exploradora Catarina Rosa
O que significa para ti a Fanfarra S. Jorge?
A Fanfarra S. Jorge é um dos vários projectos que existem no nosso Grupo, onde aprendo e me divirto bué.
Como são os ensaios?
Os ensaios são uma adrenalina e servem para nos aperfeiçoarmos semanalmente, para que as actuações sejam sempre melhores e para que quem assiste goste.
Como foi a escolha do teu instrumento musical?
Eu já tinha participado noutro projecto semelhante, e na altura fui convidada para tocar Pratos. No Grupo 238, quando surgiu a Fanfarra, a escolha do instrumento nem se colocou, foram-me logo atribuídos os Pratos, e eu fiquei muito contente.
Quais são as principais apresentações públicas que a Fanfarra realiza?
Realizamos principalmente Arruadas, Desfiles, Hastear de Bandeiras, Cerimónias, Inaugurações de monumentos, ruas, entre outros.
Qual é o tipo de apresentação pública em que mais gostas de actuar?
Gosto principalmente dos Hastear de Bandeiras, porque à medida que as bandeiras sobem, a Fanfarra acompanha com o rufar, e no final os Pratos e o Bombo marcam a cerimónia com um toque especial.
Como poderá ser contactada a Fanfarra, para actuações?
A Fanfarra poderá ser contactada através do Escoteiro Chefe de Grupo (Miguel Boto) que é o Coordenador projecto, através dos seguintes contactos: grupo238@escoteiros.pt ou http://grupo238lagoa.blogspot.com/
Repórter 238
Sem comentários:
Enviar um comentário