No centro da Vila de Sagres, junto à nova estátua do Infante D. Henrique,
promovemos o Escotismo por estas bandas,com animações e jogos de rua.
O Grupo participante nesta Aventura à volta da Rosa dos Ventos,
no topo da Fortaleza de Sagres.
Escoteiros rumo à Vila de Sagres
No fim-de-semana de 29 e 30 de Janeiro, o Grupo 238 de Lagoa (Associação dos Escoteiros de Portugal), realizou a primeira actividade de 2011. Ano novo, mais e muitas actividades repletas de Ateliers, Técnica Escotista e Animação. De mochilas às costas, os Escoteiros de Lagoa, iniciaram o novo ano na bonita e histórica Vila de Sagres, na qual viveram o fim-de-semana à volta o tema dos quatro elementos da natureza (Terra, Água, Ar e Fogo).
Apesar da chuva intensa que caiu no Sábado de manhã, nada impediu a realização do Atelier dedicado ao Elemento Água, no qual todos os Escoteiros construíram gotas de água com mensagens alusivas à necessidade de poupar este bem natural. Como é da praxe, o almoço foi partilhado à boa maneira Escotista, ao qual se seguiu uma incrível visita guiada à Fortaleza de Sagres, bastante elucidativa da importância dos Ventos nas Expedições outrora realizadas pelos Portugueses. Sempre de mangas arregaçadas, os Cozinheiros dos Bandos, Patrulhas e Equipas, esmeraram-se na confecção do Jantar. O ingrediente base desta vez foi arroz e as iguarias estavam tão deliciosas que foi difícil a escolha, tendo-se apurado todas as Divisões em 1º Lugar.
O serão foi animado com as peças de teatro e jogos preparados pelos Animadores. Todas as apresentações serviram sublinharam a importância dos 4 Elementos da Natureza, tendo-se destacado a peça da Alcateia, devido ao empenho e à bonita história de construíram. Ao nascer dos primeiros raios de Sol, os Escoteiros estavam prontos para o Raid, que para além de assumir como objectivo primordial o contacto com a população, também serviu para a recolha de canas a utilizar no Atelier dos Papagaios de Papel.
Muitas foram as Gotas de Água com bonitas mensagens alusivas à importância da poupança de água, oferecidas à população residente. Antes do almoço, todas atenções centraram-se nos ensinamentos do Escoteiro Chefe de Grupo (Miguel Boto), que de modo muito eficaz despertou o interesse nos Escoteiros face à construção de Papagaios de Papel, da cor das 4 Divisões. A roda de Grupo, e o acenar dos lenços, marcou o final desta actividade, que ficará na memória de todos.
Repórter 238
Sem comentários:
Enviar um comentário