sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mensagem do Chefe Nacional


Lisboa, 6 de Setembro de 2012

Companheiros,

Celebramos hoje o nosso 99º aniversário, contribuindo todos com o nosso empenho, dedicação e disponibilidade para o fortalecimento de um sonho iniciado em Macau em 1911, semeado depois em Lisboa em 1912 e assumido formalmente em 1913. Ao longo destes 99 anos, milhares de adultos e jovens abraçaram e viveram este sonho tornado realidade e ajudaram a fazer a história da nossa associação que é, só, a mais antiga associação juvenil portuguesa. Estamos a um passo do Centenário que vamos certamente todos celebrar com alegria, energia, garra, audácia e orgulho na história que outros antes de nós e nós próprios temos ajudado a construir.

Mas em dia de aniversário e no início de mais um ano escotista não podemos apenas olhar para trás e celebrar. Precisamos cada vez mais de ser capazes de garantir um Escotismo de qualidade, alicerçado em dirigentes com um elevado nível de formação técnica e moral. Temos que ser firmes e rigorosos na Proteção das Crianças e Jovens que nos estão confiados, quer ao nível das nossas atitudes quer na garantia das melhores condições para a realização e seguranças das atividades.

Estes são também tempos de afirmação e de desafio em prol de um futuro que todos desejamos promissor. Fomos e somos a associação que promove o Escotismo Para Todos, tal como o idealizou o Fundador, mas estamos conscientes de que há sempre mais e melhor que podemos fazer: É tempo de termos uma atitude pró-ativa abrindo ainda mais as nossas portas àqueles que, por uma razão ou por outra, têm necessidades especiais. É por isso que vos propomos neste ano escotista o tema “Desafiando Diferenças” no sentido de nos prepararmos e ajudarmos mutuamente a criar condições nos nossos Grupos para recebermos crianças e jovens ditas “diferentes”.

A partir de hoje, a nossa página na Internet disponibilizará o Escotismo Para Rapazes em versão áudio e dará as boas-vindas a quem nos visita também em linguagem gestual portuguesa. São pequenos gestos, é verdade, mas desejamos que sirvam de exemplo ao que cada um de nós pode, na medida das suas capacidades, contribuir para proporcionarmos esta experiência educativa fantástica que é o Escotismo, de facto, a todos.

O momento é de festa, mas também de rigor e de desafio. Vamos, juntos, viver um “Escotismo Para Todos - Desafiando Diferenças”

Boa Caça,
José Araújo
Escoteiro Chefe Nacional

Sem comentários:

Enviar um comentário