terça-feira, 11 de outubro de 2016

Abertura do Ano Escotista 2016/2017

O Grupo 238 de Lagoa,
Iniciou o Ano Escotista
2016/2017

O Grupo 238 de Lagoa da Associação dos Escoteiros de Portugal deu início ao Ano Escotista 2016/2017. Com o iniciar de mais um ano escotista, também inicia a oportunidade de entrada de elementos novos para o Grupo 238 de Lagoa.

Nesse sentido, convidamos todos (as) os (as) que tiverem interessados, a se inscreverem na Associação dos Escoteiros de Portugal, no Grupo 238 de Lagoa.

Aventura, animação, jogos, grandes desafios e muita diversão, é o que o Grupo 238 de Lagoa tem para proporcionar todas as semanas, visando promover/desenvolver nos jovens competências fundamentais para a vida.

Para o efeito, podem dirigir-se à sede do grupo aos Sábados, onde decorrem as reuniões semanais, no período entre as 15:00h e as 17:00h, através do contacto: 96 188 76 66, ou ainda, pelo correio electrónico: grupo238@escoteiros.pt

No mês de Setembro, e, após concentração dos elementos na sede do grupo, o Escoteiro Chefe do Grupo 238, Miguel Ângelo Bôto, realizou o Hastear da Bandeira, seguido de boas-vindas a todos (as) para mais um ano escotista.

A música deu o mote para o arranque das actividades do Grupo 238, e os instrumentos musicais da Fanfarra S. Jorge, saíram das prateleiras para se fazerem ouvir.

A Fanfarra apresenta-se como um tipo de banda musical, composta por Escoteiros, Exploradores, Caminheiros e Escoteiros Chefes, num total de 15 elementos, que regularmente ensaiam com afinco os ritmos e as exibições públicas.

A Fanfarra S. Jorge é um dos vários projectos do Grupo 238 de Lagoa, da Associação dos Escoteiros de Portugal. Assume-se como um sub-grupo, que visa a educação musical e pretende através das suas apresentações públicas, promover e dignificar o Escotismo e a cidade de Lagoa em particular. Patrocinada ao mais alto nível pela Junta de Freguesia de Lagoa, na Fanfarra S. Jorge, os Escoteiros aprendem a tocar diversos instrumentos musicais, tais como: Bombo, Pratos, Timbalão, Caixa e Clarim.
Desde a sua fundação, a Associação dos Escoteiros de Portugal carateriza-se pela sua abertura, assumindo-se como uma Associação interconfessional e promovendo o "Escotismo para Todos". Atinge esse fim, por um lado preservando e assegurando uma política de Liberdade Religiosa que consagra nos seus estatutos a total independência relativamente a estruturas religiosas, defendendo a plularidade e promovendo a cooperação e o respeito inter-religioso, bem como a adesão voluntária a princípios espirituais e por outro lado, através de uma Política de Igualdade de Oportunidades.

Enquadram-se no seu Programa Educativo e no método de educação não formal que utiliza, a proteção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de adultos.

“… Atreve-te a ser Escoteiro (a)!”

Repórter 238










Sem comentários:

Enviar um comentário