terça-feira, 17 de abril de 2012

100º Aniversário do Grupo 1


Escoteiros de Lagoa
participaram nas Comemorações
do Centenário do Escotismo

Lisboa foi o palco das Comemorações do Centenário do Escotismo

O Grupo 238 de Lagoa (Associação dos Escoteiros de Portugal), nos dias 13, 14 e 15 de Abril, viajou até Lisboa, para participar nos 100 anos do Grupo nº 1.

Lobitos, Escoteiros, Exploradores, Caminheiros e Dirigentes, participaram em actividades típicas das quais se destacaram o Jogo de Cidade intitulado “Lisboa, uma aventura no tempo”, e o Raid “À Descoberta de Monsanto”.

Todos os jogos assumiram como mote a história do Grupo 1, que remonta ao ano de 1912, data em que um jovem de 21 anos de nacionalidade inglesa de nome Frank Giles, que tinha sido Boy-Scout (Escoteiro) no Transval, uma província na África do Sul, antes de vir para Lisboa, desejava continuar a praticar o Scouting (Escotismo), mas cedo se apercebeu que o movimento era totalmente desconhecido na capital.
Havia em Lisboa, desde 1898, uma Associação com fins educativos da juventude chamada União Cristã da Mocidade (actual ACM), situada na Rua das Gaivotas nº 6 ao Conde Barão e que era congénere da Young Men Christian Association (YMCA). Esta associação era presidida por Roberto Moreton, de descendência inglesa mas nascido em Portugal e tinha como Secretário-Geral um senhor de nacionalidade Suíça, Rodolfo Horner.
Foi a esta associação que em Março de 1912, Frank Giles, acompanhado de um amigo também de nacionalidade inglesa John Brown propôs a criação de um Grupo de Boy-Scouts, para o qual tinha um grupo de jovens interessados.
Também por esta altura foi realizada uma conferência, na sede desta associação, em que estes 2 jovens discursaram sobre os Boy-Scouts. Depois de discutida em reunião da Direção a sugestão da criação do Grupo, foi bem acolhida, tendo ficado combinado que Frank Giles daria a formação a esses jovens para se constituir o Grupo. 
Após a necessária formação, no dia 9 de Abril de 1912, efectuaram a sua Promessa os primeiros Boy-Scouts (Escoteiros):
Frank Giles assumiu as funções de Scout Master (Escoteiro Chefe) e John Brown o cargo de Patrol leader (Guia de Patrulha), mas pouco depois passaria a Ajudante do Scout Master e ficariam como Guia e subguia desta primeira Patrulha (Patrulha Galo), A. G. Ramos e Roberto Burton Rangel.
A festa dos 100 anos do Grupo 1, contou com a participação de mais de 600 Escoteiros, oriundos de norte a sul do nosso país, que encheram na manhã de Domingo o Anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, numa bonita cerimónia.

Repórter 238

Sem comentários:

Enviar um comentário