segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Centenário dos Escoteiros de Portugal






Escoteiros de Lagoa,
participaram na Actividade do Centenário,
da Associação dos Escoteiros de Portugal

O Estádio Nacional do Jamor, recebeu Escoteiros de todo o País,
sob o lema: “100 Anos só se comemora uma vez!”

A 6 de Setembro de 1913, nasceu a Associação dos Escoteiros de Portugal, e tal como referido pelo Escoteiro Chefe Nacional, José Araújo, “A nossa associação, com Grupos de Escoteiros mais antigos do que ela própria, vive por isso esta situação sui generis de estar, desde 2011, a celebrar os 100 anos de actividade ininterrupta, mas nem por isso esmorece a ansiedade de chegarmos a Setembro, momento alto das comemorações…”

Foram nos dias 7 e 8 de Setembro de 2013, que a localidade de Oeiras, acolheu no Complexo Desportivo Nacional do Jamor, mais de 2000 Escoteiros provenientes dos vários Grupos de Norte a Sul do País, no qual viveram a experiência única e inesquecível de comemorarem o primeiro Século da Associação Fundadora do Escotismo Português.

“Escotismo para Todos – Desafiando Diferenças”, foi o lema geral que orientou os Escoteiros de Portugal e que foi transversal a todo o encontro.

Aventura, animação, jogos, desafios e muita diversão, foram o mote do programa dos dois dias da actividade, que foi dividido e adequado às quatro Divisões, Alcateia, Tribo de Escoteiros, Tribo de Exploradores e Clã – visando desenvolver nos jovens competências fundamentais para a vida, através de actividades e experiências divertidas.

O Grupo 238 de Lagoa, marcou presença na actividade, com elementos de todas as Divisões.

Lobitos, Escoteiros, Exploradores e Caminheiros levaram mais longe a cidade de Lagoa, dignificando o Escotismo e a sua localidade.


Informações importantes sobre os Escoteiros de Portugal:

Os Escoteiros de Portugal são uma Associação Educativa para Jovens, sem fins lucrativos, de reconhecida Utilidade Pública. São os fundadores do Escotismo em Portugal e a mais antiga organização juvenil portuguesa, representando em Portugal o escotismo aberto a todos - independente, interconfessional e multiétnico.

No dia 9 de setembro de 2013, em cerimónia realizada no Palácio de Belém, o Senhor Presidente da República concedeu-nos a Ordem de Mérito de Instrução Pública, o que muito nos honra.

Em representação do universo associativo estiveram presentes os Órgãos Nacionais e Regionais, a Fraternal Escotista de Portugal e membros dos "Grupos Centenários" (1, 2 e 7).

Estiveram ainda presentes como nossos convidados Veerle "Chip" Handerhals, membro do Comité Europeu do Escotismo, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, cujo pai foi Secretário Geral da AEP, Tomaz Morais, antigo escoteiro e selecionador nacional de rugby de sevens e Ivo santos, Presidente do Conselho nacional da Juventude.
                                                                                                                 Repórter 238







Sem comentários:

Enviar um comentário