quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Reinício do Ano Escotista 2013/2014


Grupo 238 de Escoteiros de Lagoa,
Iniciou o Ano Escotista 2013/2014

A 6 de Setembro de 1913, nasceu a Associação dos Escoteiros de Portugal, e, o Grupo 238 de Lagoa deu início ao Ano Escotista 2013/2014 da melhor forma possível, ou seja, a comemorar o primeiro Século da Associação Fundadora do Escotismo Português.

Foram nos dias 7 e 8 de Setembro de 2013, que a localidade de Oeiras, acolheu no Complexo Desportivo Nacional do Jamor, mais de 2000 Escoteiros provenientes dos vários Grupos de Norte a Sul do País.

Após vivenciarem a experiência única e inesquecível da comemoração no encontro nacional, os Grupos de Escoteiros, rumaram às suas localidades para dar início a mais um ano replecto de actividades escotistas.

E foi no Sábado seguinte, e, após concentração dos elementos na sede do grupo, que o Escoteiro Chefe do Grupo 238, Miguel Boto, realizou o Hastear da Bandeira, seguido de boas-vindas a todos (as) para mais um ano escotista.

No mês de Setembro, a música deu o mote para o arranque das actividades do Grupo 238, e os instrumentos musicais da Fanfarra S. Jorge, saíram das prateleiras para se fazerem ouvir.

A Fanfarra apresenta-se como um tipo de banda musical, composta por Escoteiros, Exploradores, Caminheiros e Escoteiros Chefes, num total de 15 elementos, que todas as semanas ensaiam com afinco os ritmos e as exibições públicas.

A Fanfarra S. Jorge é um dos vários projectos do Grupo 238 de Lagoa, da Associação dos Escoteiros de Portugal. Assume-se como um sub-grupo, que visa a educação musical e pretende através das suas apresentações públicas, promover e dignificar o Escotismo e a cidade de Lagoa em particular.
Patrocinada ao mais alto nível pela Junta de Freguesia de Lagoa, na Fanfarra S. Jorge, os Escoteiros aprendem a tocar diversos instrumentos musicais, tais como: Bombo, Pratos, Timbalão, Caixa e Clarim.

Com o iniciar de mais um ano escotista, também inicia a oportunidade de entrarem elementos novos para o Grupo 238 de Lagoa.

Nesse sentido, convidamos todos (as) os (as) que tiverem interessados, a se inscreverem na Associação dos Escoteiros de Portugal, no Grupo 238 de Lagoa.

Aventura, animação, jogos, grandes desafios e muita diversão, é o que o Grupo 238 de Lagoa tem para proporcionar todas as semanas, visando promover/desenvolver nos jovens competências fundamentais para a vida.

Para o efeito, podem dirigir-se à sede do grupo aos Sábados, onde decorrem as reuniões semanais, no período entre as 15:00h e as 17:00h, através do contacto: 96 188 76 66, ou ainda, pelo correio electrónico: grupo238@escoteiros.pt

No ano em que se comemora 100.º ano da AEP – Associação Escoteiros de Portugal, importa referir que o escotismo é para todos, e fazendo menção à mensagem do Escoteiro Chefe Nacional, José Araújo, “Fomos e somos a associação que promove o Escotismo Para Todos, tal como o idealizou o Fundador (Baden-Powell), mas estamos conscientes de que há sempre mais e melhor que podemos fazer”… “É por isso que vos propomos neste ano escotista o tema “Desafiando Diferenças”...”

Repórter 238

Sem comentários:

Enviar um comentário