terça-feira, 25 de março de 2014

Empreendimento "D. José I"


Empreendimento D. José I
Fontes de Estômbar
14, 15 e 16 de Março de 2014

No passado dia 14 de Março, a Tribo de Exploradores e o Clã do Grupo 238 reuniram-se na sede para dar início ao seu empreendimento por volta das 19h. Foi meia hora mais tarde que deram início ao raid em direcção às fontes, com vários postos pelo caminho onde realizaram um jogo de mímica, um jogo sobre sinais de pistas e uma corrida de sacos. A chegada às Fontes deu-se já passava da meia-noite, e os elementos apressaram-se a montar a tenda e a deitar-se, para se levantar cedo na manhã seguinte e aproveitar o dia.
No dia 15 de manhã, após a ginástica matinal e finalização da montagem de campo, realizaram dois ateliers sobre Pioneirismo e Noções Básicas de Sobrevivência, dando depois início à preparação do almoço, que iria requerer algum tempo da parte deles. Após a refeição deu-se continuação à realização das actividades programadas, seguidas de uma pausa a meio da tarde para o lanche e um reconhecimento da zona para futuras actividades. Os exploradores e caminheiros aproveitaram também para conversar um pouco junto à água e brincadeiras não faltaram. Depois do jantar e da “cozinha” limpa e arrumada, deram início ao fogo de conselho, simbólico uma vez que não lhes foi permitido acender uma fogueira, que se baseou numa troca de ideias sobre os Direitos do Homem. Já cansados do longo dia, deram por terminadas as suas tarefas por essa noite e foram descansar.
Domingo, dia 16 de Março, foi feita a alvorada por volta das 8h da manhã e, após o pequeno-almoço, foi feita a desmontagem e limpeza do campo. Eram 10:30h da manhã quando os exploradores foram gozar do seu momento de lazer, enquanto o Clã fazia o seu último atelier, para depois se reunir aos primeiros. A manhã foi relaxada mas abriu-lhes o apetite, e decidiram ir fazer o almoço, para, às 15h, conseguirem estar prontos e com as mochilas de novo às costas para fazerem o raid de regresso à sede, onde foi feito o encerramento da actividade.
Cansados mas felizes, todos eles levaram para casa os momentos vividos, o companheirismo, as brincadeiras, a união e os sorrisos partilhados.

Joana Pereira, Caminheira do Grupo 238

Sem comentários:

Enviar um comentário